Lomadee


domingo, 12 de junho de 2011

Ambulantes de Três Lagoas, MS, se mudam para camelódromo Por quase 15 anos eles ocuparam uma calçada no centro da cidade. Em razão de TAC do MPE, prefeitura construiu novo espaço.


 Os vendedores ambulante de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, que por quase 15 anos ocuparam uma calçada no centro da cidade, deixaram hoje o local. Eles ganharam um novo endereço, mas terão que revitalizar o espaço antigo.
Desde cedo algo estava diferente na avenida Rosário Congro, em Três Lagoas. O antigo camelô foi desmontado nesta segunda-feira (30), e além de fazer a mudança, os vendedores terão também que restaurar as calçadas e plantar árvores.
A vinda dos camelôs para o local, em 1997, foi uma ação do município, na tentativa de organizar os vendedores ambulantes da cidade. Mas o Ministério Público Estadual (MPE) entendeu que a calçada que fica ao lado da linha férrea, na área central de Três Lagoas, deveria ser desocupada para o acesso de pedestres. Por isso, depois de quase 15 anos, 120 camelôs tiveram que deixar o local.
O novo espaço foi construído pela prefeitura por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e disponibiliza 104 boxes. Famílias que tinham mais de uma barraca no antigo local, ganharam um espaço maior. Agora, existem banheiros públicos no shopping popular, e muitos ainda estão de mudança.
“Amanhã vai estar tudo pronto, acredito que não só a minha, mas como a de todo mundo”, diz a vendedora Joselei de Souza.
Mas alguns já aproveitaram para vender e aprovam o novo local. “Todo mundo que passa fica falando que está ficando bonito, que gostou e que vai ser o novo shopping de Três Lagoas. A gente está otimista”, revela Emerson Carrara, vendedor.
A mudança estava atrasada em três meses, e por isso, o Ministério Público chegou a multar os vendedoras por descumprimento do TAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário