Lomadee


domingo, 28 de agosto de 2011

Semana do feirante



Foto / Amilton André - ASCOM

 Feirantes animados participaram de atividades pouco comuns de acontecer dentro de uma feira livre. Mas hoje o dia foi inteiramente dedicado a eles, trabalhadores de muitas idades e diferentes perfis, que comemoraram com uma programação intensiva promovida pela Prefeitura, o Dia do Feirante, na Central de Abastecimento de Alagoinhas. Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente – SEDEA está promovendo a Semana do Feirante, com programação extensiva entre os dias 24 e 26.
 “Nós estamos realizando, sob a solicitação do prefeito Paulo Cezar, algumas ações para valorizar e aumentar a auto-estima do feirante. Além do programa de capacitação, do Forró na Central, entre outras ações já realizadas, estamos comemorando pela segunda vez o Dia do Feirante. E preparamos com muito carinho uma missa festiva com café da manhã, culto para atender também o gosto dos evangélicos que aqui trabalham, campeonato de dominó, sorteio de liquidificador, batedeira, ferro elétrico, cesta de produtos de beleza e muito mais”, diz a diretora da Central, Jaldice Nunes, que ressalta as transformações positivas que passando a grande feira, que “com trabalho e muito esforço” vai se tornando gradativamente em “um lugar melhor para se trabalhar e freqüentar”.
 Quem concorda com Jaldice é a feirante Edinilza Gonçalves, que trabalha na Central há muitos anos e que participa ativamente das atividades promovidas durante a Semana. “Estou participando de tudo e me sinto valorizada mesmo, porque aqui a gente tem tudo: corte de cabelo, chapinha, médicos pra gente ver se a saúde está em dias. Então a gente tem que reconhecer esse bom tratamento que estamos recebendo”, diz a feirante que enfatiza entusiasmada: “Comi muito bolo ontem e tudo quanto foi fruto, tudo que tive direito”.

 O dia do feirante é comemorado em 25 de agosto, data que marcou a realização da primeira feira livre no país, no Largo General Osório, em São Paulo, no ano de 1914. Na Central de Abastecimento de Alagoinhas é possível encontrar produtos de qualidade, em ótimo estado de conservação, como leguminosas, folhagens, camarões, doces, salgadinhos, farinhas, beijus, ovos e frangos, além de encontrar, de quebra, outros produtos como roupas, DVDs, CDs e serviços como consertos de panela etc.

 Nos três dias de programação, o feirante terá acesso à Feira de Saúde, com aferição de pressão, aplicação de flúor, vacinação, além de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, combate à dengue e outras doenças como a glicemia. “Temos ainda orientações sobre o trânsito com o pessoal da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), stand do Meio Ambiente, falando sobre comercialização de carnes clandestinas, depósito de lixo e outras dicas para melhoria do ambiente de trabalho, uma equipe do INSS que está aqui também dando importantes orientações e o pessoal do Sebrae, que está cadastrando os interessados no programa do empreendedor individual”, completa Jaldice. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário