Lomadee


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vendedores ambulantes
divider

Street VendorsEm todo o mundo, uma grande e talvez crescente parcela da força de trabalho informal opera nas ruas das cidades, nas calçadas e em outros locais públicos, vendendo de tudo desde produtos frescos até equipamentos eletrônicos. Definindo amplamente, vendedores ambulantes incluem todos que vendem mercadorias ou serviços em espaços públicos. Enquanto nem todos os vendedores ambulantes trabalham sem licença ou proteção legal, a maioria trabalha.
A maior parte dos negócios de rua são operações individuais que usam mão-de-obra familiar gratuita na medida da necessidade. Alguns trabalham sob o conforto de bancas cobertas; outros simplesmente se agacham ao lado de uma cesta ou cobertor exibindo sua mercadoria. No mundo em desenvolvimento, milhões de pessoas pobres que não podem comprar em estabelecimentos varejistas dependem das mercadorias acessíveis fornecidas por vendedores ambulantes. Conheça mais sobre os desafios do comércio ambulante e os esforços para organizar vendedores ambulantes. Leia m
Publicaçãoes
divider

Street VendorGanhar a vida como Recuperador: O papel dos recuperadores nos sistemas de gerenciamento de resíduos municipais. (Somente em Inglês).
Melanie Samson, África do Sul, 2009.

Este relatório foca nas contribuições de recuperadores (recicladores) para a sustentabilidade social e ambiental. Ele explora o trabalho realizado por recuperadores, como eles usam a recuperação de commodities do fluxo de resíduos como forma de garantir seu sustento, e como eles estão sendo afetados pelas políticas municipais de gerenciamento de resíduos.
Baixar o pdf (somente em inglês): Street Vendors in Asia : A Review (pdf 64 KB)


Street VendorComércio Ambulante na América Latina: Tendências Demográficas, Assuntos Legais e Organizações de Venda em Seis Cidades (somente em inglês)
Sally Roever, 2006

Este documento é uma resenha de assuntos relacionados ao comércio ambulante em seis grandes cidades da América Latina. Ele explora as tendências demográficas e condições de trabalho entre vendedores ambulantes, examina assuntos legais relacionados ao manejo do comércio de rua e compila informações sobre a extensão da organização entre vendedores ambulantes, com foco em sindicatos e outros tipos de associações, e suas estratégias e efetividade.
Baixar o pdf (somente em inglês): Street Trade in Latin America (pdf 352 KB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário