Lomadee


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ambulantes aproveitam evento de surfe no Rio para faturar



 . Foto: Rodrigo Teixeira/Especial para Terra
Depois de dois dias seguidos nublados e chuvosos que impediram a realização do Billabong Rio Pro 2011, evento realizado no posto 4 da praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em pleno domingo, o sol e as ondas embalaram a final do surfe feminino no mar. Na areia a festa ficou por conta dos ambulantes que ficaram animados com as vendas.
Em um ambiente democrático, ambulantes se misturavam ao público do evento que acompanhava atendo os movimentos das surfistas no mar. Se ouvia, os tradicionais gritos, "olha a canga", "protetor solar" e "óculos escuros", entretanto o que chamava mais atenção dos banhistas era uma dupla de vendedores de biscoito de polvilho e mate com limão, segundo eles "geladííísmo".
Aderbal da Costa Silva, 45 anos, e André Serafim Santos, 32 anos, garantem que a bebida, chá mate com limão, é marca registrada das praias cariocas. "Aqui é tradição, praia combina com um mate gelado e o biscoito de polvilho não tem quem resista. Eu não entendo nada de surfe, só acho bonito, mas vender é comigo mesmo, isso é minha praia", diz André, que há 12 anos trabalha na praia da Barra. Ele chega a afirmar que em eventos que movimentam a orla fatura, por dia, pouco mais de R$ 150, um acréscimo nas vendas de 50%.
Aderbal se orgulha de ter criado seus três filhos com o dinheiro que ganha na praia, "moro em Campo Grande, meus filhos adoram praia, fico feliz por estar aqui ganhando meu dinheiro honestamente e criando meus filhos. Mesmo com tempo nublado, trabalho. Tenho clientes fixos, pode passar outro colega vendendo que fazem questão de comprar comigo, tem que agradar, né? O mate vem lacrado, não tem erro. É só abrir e se refrescar", diz o vendedor que não deixa de sinalizar positivamente com a cabeça para o cliente que solicitou um pacote de biscoito enquanto era entrevistado.

Um comentário: