Lomadee


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secon retira 300 ambulantes da Praça da República

A finalização da primeira etapa do projeto de ordenamento da Praça da República ontem, promovida pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), resultou na retirada de 300 vendedores ambulantes do local. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém, o que fez com que os protestos dos vendedores retirados ocorressem de maneira isolada ou em pequenos grupos.

O diretor do departamento de vias públicas da Secon, Manuel Ramos, informou que processo de ordenamento levou mais de dois meses e que durante este período foram feitas várias reuniões com os representantes dos trabalhadores. “O que acontece é que a praça só comporta 800 trabalhadores e verificamos que havia mais vendedores. Hoje (ontem) efetivamente saíram 300 vendedores, mas alguns ficarão em uma lista de espera. Se eles têm algum tipo de denúncia a fazer, devem formalizar na Secon”, destacou.

No local só permaneceram os trabalhadores cujos nomes constavam em uma lista. “O processo foi feito de maneira participativa, pois todos os setores envolvidos participaram”, afirmou Ramos. “As pessoas retiradas vão ter que voltar para as funções que elas já exercem de segunda a sábado, o que fazem aqui no domingo geralmente é um reforço da renda”.

Por outro lado, Frank Trindade, do Sindicato do Mercado Informal de Belém, denuncia que boa parte dos vendedores não foi representada durante o processo de ordenamento. “Não fomos chamados para participar das reuniões. Só fomos a uma porque chegamos de surpresa. Ele selecionaram as pessoas que poderiam ficar aqui. Não podemos nem fazer um protesto porque a Guarda Municipal está aqui e poderemos ser reprimidos.”

A vendedora de artesanato Luciana Araújo está há um ano na Praça da República e foi uma das retiradas. “Tive que sair, mas acho essa situação injusta”, desabafou. A vendedora de confecções Leonilda Ribeiro afirma que não tem outra fonte de renda. “Agora eu não sei o que vou fazer, vou esperar pra ver na segunda”, diz.

A segunda parte do processo envolve capacitação e requalificação dos vendedores que permaneceram na Praça da República. Eles receberão noções de gerenciamento e marketing, de inglês, entre outros.
Fonte: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-132933-SECON+RETIRA+300+AMBULANTES+DA+PRACA+DA+REPUBLICA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário