Lomadee


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ambulantes voltam a ocupar calçadas do bairro João Paulo - Maranhão


Vendedores ambulantes voltam a ocupar as calçadas da Avenida São Marçal, no João Paulo. No mês passado, uma operação foi realizada pela Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh), retirou todos os camelôs que ocupavam irregularmente o espaço.
Durou apenas dois dias, segundo comerciantesdo João Paulo, o cumprimento da determinação do Município de que ambulantes não deveriam ocupar calçadas da Avenida São Marçal. A operação de retirada dos ambulantes aconteceu no dia 27 de abril, mas o comércio informal já se instalou novamente em toda extensão do calçamento da avenida. "A operação não consegue controlar essa desorganização", disse o empresário Marcelo Silva. Ele acrescentou que já pensa em procurar outro local para a sua loja, por causa da desordem na área.
A ocupação indevida se inicia nas proximidades da Praça Duque de Caxias, onde cerca de 10 camelôs dividem espaço fazendo a venda de CDs, DVDs, bolsas e outros objetos. Porém o ponto mais crítico fica em frente à feira do bairro, também tomado pelos vendedores. Lá, várias bancas se amontoam na calçada e disputam espaço na comercialização de produtos que vão de CDs e DVDs piratas a legumes, verduras e frutas.
A principal via do João Paulo atrai diariamente muitas pessoas por causa da grande quantidade de lojas e variedades de produtos. Com as bancas instaladas nas calçadas, os pedestres precisam utilizar a via para se deslocar e o perigo de acidentes aumenta por causa da grande quantidade de veículos que trafegam na área. "É difícil andar por aqui. Já não temos opção a não ser a pista", reclamou o estudante Maycon dos Santos.
Determinação - A ocupação de calçadas não se restringe somente a vendedores ambulantes. Proprietários de lojas também ocupam o espaço destinado aos pedestres com manequins e produtos em exposição. "Aqui é difícil alguém pôr ordem nessa bagunça", criticou o aposentado Gabriel Araújo.
Ontem, o superintende de fiscalização e postura da Blitz Urbana, José Batista da Hora Júnior, que comandou a operação de retirada dos ambulantes das calçadas da Avenida São Marçal, garantiu a O Estado que a situação na área estava controlada, mas foi informado da volta dos ambulantes ao local e disse que seria encaminhada uma equipe para verificar o problema.

urou apenas dois dias, segundo comerciantes do João Paulo, o cumprimento da determinação do Município


Nenhum comentário:

Postar um comentário