Lomadee


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Camelôs protestam em SP Categoria contesta proibição para trabalhar nas ruas da capital. Segundo PM, havia cerca de 200 pessoas no local; protesto era pacífico.

Cerca de 200 camelôs participavam de um protesto na Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo, por volta das 11h50 desta quinta-feira (31). Segundo a Polícia Militar, o grupo se manifestava contra a revogação do decreto que permitia o trabalho dos ambulantes nas ruas da capital paulista e contra o vencimento do Termo de Permissão de Uso (TPU). A movimentação seguia pacífica no horário, segundo a PM.

JustiçaNesta segunda-feira (28), a Defensoria Pública de São Paulo entrou com ação na Justiça para garantir que os comerciantes de rua regularizados da capital possam trabalhar nas vias públicas. O órgão afirma que o argumento da Prefeitura para revogar os TPU dos comerciantes, baseado em princípios como "desobstruir as vias públicas", entre outros, pode causar prejuízo às atividades de geração de trabalho e renda para a população pobre. A Prefeitura não comentou a ação da Defensoria.
Segundo o presidente do Sindicato dos Permissionários, pelo menos 500 ambulantes foram afetados pela extinção dos bolsões e proibição do comércio nas ruas. Metade deles, deficientes físicos. “Não gostaria de entrar na Justiça, mas, se for o caso, não tiver outra saída, vamos ter que bater a porta da Justiça porque é uma situação desesperadora dessas pessoas que vão ficar sem ganhar o sustento de suas famílias”, disse José Gomes da Silva.
Segundo a Prefeitura, já foram regovados 380 TPUs em toda a cidade e os ambulantes vão poder trabalhar em três shoppings populares que serão construídos na capital. Enquanto os locais não ficarem prontos, uma das propostas da Prefeitura é o trabalho nas feiras livres.
Feiras livresNesta quinta, a Prefeitura informou que abrirá 2 mil vagas para ambulantes trabalharem nas feiras livres da cidade. Os interessados – que devem possuir o TPU, revogado a no máximo 12 meses – já podem procurar o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) da Luz, na região central, para se candidatarem a uma das vagas.
Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, cada vaga autoriza o trabalho de um camelô em uma das 863 feiras da cidade, que ocorrem em dias distintos. Podem se candidatar os ambulantes deficientes físicos e com mais de 60 anos. O mesmo ambulante pode pleitear o trabalho em mais de uma feira, em dias diferentes. Por isso, a secretaria espera atender 600 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário