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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Família de feirantes inova e cria o 'disque pamonha' em Uberaba, MG


A diversidade nos produtos é o segredo do empreendimento popular da família Costa em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com um negócio voltado para a venda de espigas de milho, pamonhas e derivados, a família que está há 32 anos no mercado percorre as feiras conquistando os clientes pelo paladar. Mas com a evolução do mercado eles perceberam a necessidade de criar uma forma de atender clientes também fora das feiras e inventaram o ‘disque pamonha’.
Família investe na venda de derivados do milho e cria disk pamonha para conquistar mercado (Foto: Reprodução/TV Integração)Família trabalha nas feiras da cidade vendendo
pamonha (Foto: Reprodução/TV Integração)

Mas o trabalho da família na feira começou com a venda de frutas e verdudas até que eles decidiram investir em um novo ramo. “Antigamente, o milho não era cultivado mensalmente, não tinha o plantio direto, agora que o pessoal melhorou as técnicas de irrigação e a gente tem milho o ano todo", contou o feirante Cláudio Luis da Costa. A partir daí a família conseguiu implementar os negócios e passou a fabricar também pamonha. "Eu acho que a maior aposta foi mesmo a gente ter parado com as verduras para trabalhar só com o milho porque foi um tiro no escuro. Quando a gente sentiu que não ia passar muito aperto para conseguir o produto [o milho] aí a gente ficou mais tranquilo. Mas o começo foi meio tenso porque a gente tenta sempre ser um pouquinho diferente dos outros já que se todo mundo for igual vira um monopólio. Quem faz o diferencial consegue se sobressair na frente dos outros”, lembrou o feirante.
Família investe na venda de derivados do milho e cria disk pamonha para conquistar mercado (Foto: Reprodução/TV Integração)O trabalho nas feiras populares funciona de terça a domingo e, ao todo, são cerca de oito por semana, intercalando os períodos da tarde e noite. Além disso, o trabalho para buscar o produto no campo ainda exige tempo dos empreendedores. “Algumas vezes na semana vamos buscar o milho na roça. A gente compra a produção de terceiros, direto do produtor e vai aonde tem: Minas, São Paulo, Goiás. Então tem essa dificuldade de correr atrás do produto. Quem só trabalha com milho tem que buscar aonde tiver”, completou Cláudio.
Mas quem pensa que os empreendimentos da família Costa estão apenas ligados à feira se engana. Para ampliar as vendas eles investiram em um ‘disque pamonha’. “Criamos um 'disque pamonha' para também atender os clientes fora das feiras. Entregamos acima de cinco unidades e o negócio já funciona há três anos e está indo bem”, contou a feirante Valéria Cristina Paiva Saturno. 
Empreendedores criaram 'disque pamonha' para conquistar o mercado

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