Lomadee


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feirantes recebem curso de boas práticas de fabricação


Feirantes recebem curso de boas práticas de fabricação
Cerca de 50 feirantes que produzem lanches e panificados nos municípios de Assis Chateaubriand, Jesuítas, Iracema e Formosa do Oeste participaram na terça-feira de um curso de boas praticas de fabricação e manipulação dos alimentos. 
Na oportunidade, os produtores receberam orientações sobre a correta manipulação e da importância de um produto bem higienizado como conta a Assistente Social da Emater de Toledo, Claudete Frasson. “Nesses quatro municípios nós temos produtores e estamos tratando a importância do conhecimento do que o produto deles sendo colocado na mão do consumidor pode provocar. Ele pode ser um bom produto, o produtor pode ter sucesso na sua atividade, como também pode trazer problemas para o produtor se ele for mal manipulado.” Ressalta.
O curso foi realizado em parceria com a Unioeste. Os trabalhos ficaram a cargo da Dra. Monica Fiorese do curso de Engenharia Química da Unioeste que já havia realizado o curso em Toledo e na oportunidade passou o conhecimento para os produtores em Jesuítas. “Estamos passando noções da importância da higiene correta dos alimentos, não só da higiene deles, mas também da higiene pessoal. O que estamos trabalhando hoje são questões de higiene pessoal, de superfície, ambiental e também a parte de higiene dos alimentos, pois é importante levar em consideração quando você compra um alimento, a gente está falando sobre matéria prima, qual a qualidade e procedimentos corretos para não gerar uma contaminação alimentar, a importância de eles saberem isso e a noção de quando se trabalha com alimento e a pessoa consome e tem uma intoxicação alimentar com o alimento fornecido por eles, eles são os responsáveis.” Explica.
Além disso, Monica diz ser importante a capacitação dos profissionais. “Estamos explicando também sobre o que é o microorganismo, pois muito não tem o conhecimento do que é, como se reproduz, qual a temperatura e ambiente favoráveis para a reprodução, explicando sobre os conceitos de higiene dos alimentos, higiene corporal e de superfícies. Também é importante para melhorar a qualidade do produto. Queremos capacitá-los para que eles possam estar mais seguros, pois passaram por um treinamento e sabem as condições que devem estar preparando o alimento.” Finaliza.
Já para o produtor Antônio Cazarini, a reunião foi uma boa oportunidade de aprender novas práticas no manejo dos alimentos. “Eu estou aproveitando tudo o que tenho direito aqui, aprendendo cada dia mais, acho que foi muito legal essa palestra, tem muito mais produtores que deveriam estar aqui e não estão, alguns até por motivos de saúde, mas acredito que seja muito benéfica essa reunião. É importante tirar as dúvidas para aprender as coisas corretas, mesmo que não consiga fazer tudo certinho, mas procuramos fazer tudo com o máximo de higiene possível seguindo as orientações da doutora.” Conta.
Para os produtores que produzem hortaliças será realizado um trabalho em outro momento na questão da água tanto de irrigação tanto da água de higienização das verduras. Segundo informações os trabalhos ocorrerão no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário