Lomadee


segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Irrigação garante feiras rurais abastecidas em Santa Cruz


Carlos Eduardo Waechter pretende abandonar a fumicultura e investir apenas nas hortaliças

Durante os meses mais quentes do ano, os investimentos em irrigação salvam a produção de hortaliças dos agricultores ligados à Associação dos Feirantes de Santa Cruz do Sul (Assafe). Segundo a presidente da entidade, Vitória Rosinha Waechter, atualmente 99% das 80 famílias associadas utilizam mecanismos para irrigar as culturas e manter as bancas das feiras rurais abastecidas durante o verão. “É um investimento fundamental para garantir renda e preservar nossa clientela”, comenta.
Quando as temperaturas se elevam, os produtores rurais constantemente utilizam seus recursos para irrigação. Como as chuvas são geralmente esparsas nesta época do ano, é a armazenagem de água que salva a colheita dos hortigranjeiros. “Com os termômetrosmarcando mais de 35 graus, é preciso se prevenir sempre para salvar as lavouras.” A preocupação com o fornecimento é constante na Assafe. Tanto que hoje, um dos pré-requisitos para o ingresso de novos associados é ter investimentos em irrigação.
Outra prática  adotada pelos feirantes em Santa Cruz do Sul durante o verão é a opção por culturas e variedades mais resistentes ao clima, que se adaptam melhor à estação. “Não podemos deixar nossos fregueses na mão”, comenta Vitória. Mesmo com a mobilização do setor em torno da produtividade, a oferta de alguns produtos mais sensíveis acaba sendo reduzida, como a couve-flor. No entanto, a presidente da Assafe garante que o calor e o sol forte ainda não comprometem a qualidade e variedade nos cinco pontos de feiras rurais dacidade. “O abastecimento nas bancas segue normal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário