Lomadee


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

SDR, agricultores e feirantes discutem melhorias para o setor agrícola do Amapá


Aproximadamente 200 agricultores e feirantes de todo o Estado participaram, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, da reunião semestral de agricultores e feirantes promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).
O encontro, que acontece duas vezes ao ano, visa discutir e avaliar junto às classes, o desenvolvimento e as dificuldades na realização das atividades agrícolas no Estado, com a proposição de ideias e ações que possam melhorar o atendimento das necessidades do setor.
De acordo com o mediador do encontro, Valdeci Firmino, algumas prioridades do setor agrícola do Estado foram discutidas durante a reunião, como as orientações das políticas de controle de pesos, preços e medidas praticadas na agricultura familiar; a inserção dos agricultores nas políticas públicas; o cenário atual do convênio do Protaf 2012/ 2013; o transporte de materiais de produtores no caminhão da feira; o recadastramento dos agricultores e feirantes; além dos resultados alcançados desde a última reunião de agricultores e as discussões propostas no I Seminário de Escoamento da Produção.
“Durante os encontros com os agricultores, fazemos um balanço geral da real situação das áreas agrícolas do Estado, buscando sempre avaliar os avanços alcançados durante o semestre anterior, discutindo os problemas e propondo soluções que possam melhorar ou até mesmo sanar os mesmos”, destacou.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Paulo Nunes, apesar de algumas dificuldades, o setor agrícola do Amapá vem conseguindo se desenvolver, por meio de programas de ações de governo voltados para o setor e da parceria de outros órgãos, como o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) e o Ministério Público Estadual, que estão ativamente trabalhando para garantir o melhor atendimento aos agricultores.
“Apesar de alguns entraves, estamos trabalhando ativamente para o desenvolvimento de nossas áreas agrícolas, e o melhor atendimento à classe, a exemplo das ações de assistência técnica do Protaf e a mecanização das áreas agrícolas”, pontuou o secretário.
O agricultor Francisco Oliveira, durante as discussões, destacou a importância da participação e do apoio dispensado pelo Governo do Amapá para a melhoria do atendimento aos agricultores e feirantes do Estado e pontuou ações que os próprios agricultores podem fazer para contribuir na solução de um dos maiores problemas dos produtores do Estado, como o recadastramento correto de agricultores.
“Como agricultor familiar e integrante da classe agrícola do Estado, sei das dificuldades que sempre enfrentamos, tanto no campo quanto no atendimento e transporte de nossas mercadorias para as feiras do Estado. Mas, posso afirmar que pela primeira vez, em muitos anos, estamos tendo a atenção e o apoio do governo do Estado na busca das soluções para muitos desses problemas, não apenas com as fiscalizações nas feiras, inibindo o abuso dos atravessadores, mais também na implantação de programas e a assistência técnica”, afirmou.
Como resultados do encontro, as propostas aprovadas pelos agricultores serão encaminhadas por meio de Carta Aberta ao governador Camilo Capiberibe, para conhecimento das necessidades das classes agrícolas do Estado e posterior discussão junto aos órgãos responsáveis para proceder no atendimento das solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário